Práticas mais seguras
de consumo de drogas

Aprender a tomar conta de si mesmo leva tempo e implica reflexão.
Todos merecem tomar conta de si mesmos, consumam ou não drogas. Utilize esta página para começar.


Um opiáceo mortal chamado fentanil está a ser adicionado às drogas. O fentanil pode causar-lhe rapidamente uma overdose.
Tenha naloxona consigo. Consuma acompanhado de alguém que possa dar-lhe naloxona e possa ligar para o 911, em caso de overdose.
Saiba mais sobre o fentanil e a forma como manter-se seguro.





Posso adquirir os materiais para manter-me saudável

  • Pode adquirir novas seringas numa farmácia perto de si ou efetuar a troca de seringas. Pode ir ao centro de acolhimento para homens do Project Weber/Renew (telefone: 401-383-4888) ou às trocas permanentes ou flexíveis de seringas da ENCORE (telefone: 401-781-0665. Saiba mais sobre os locais onde pode obter novos materiais e dispositivos.
  • As fitas teste do fentanil são fáceis de utilizar, testam se as suas drogas foram misturadas com fentanil. Saiba mais sobre as fitas teste do fentanil.
  • Pode evitar infeções tendo cuidados básicos, antes de consumir drogas, como lavar as suas mãos com sabão e água, utilizar novos materiais e desinfetando a sua pele com álcool. Saiba mais sobre como prevenir uma infeção.
  • Existem coisas que pode fazer, para manter-se saudável, enquanto injeta drogas, como utilizar agulhas e materiais novos, rodar os locais onde se injeta e utilizar água estéril sempre que consumir drogas. Saiba mais sobre como cuidar de si próprio, quando injeta drogas.

Posso obter naloxona e parar uma overdose

Posso estar acompanhado, quando consumo drogas

  • Quer alguém consigo, quando estiver a consumir drogas. Reveze-se a consumir – dessa forma pode ligar para o 911, se sofrer uma overdose.
  • Pode também saber mais sobre a forma de utilizar a naloxona para parar uma overdose, no caso de ver alguém a sofrer uma.
  • Sabia que mais de metade das pessoas que morrem por cauda de uma overdose estão a utilizar mais do que uma droga ao mesmo tempo? Pode ficar mais seguro, utilizando apenas uma droga de cada vez.

Pode fazer umas análises no médico


Quer saber mais?