Saiba mais sobre Fentanil

Nos últimos cinco anos, perdemos mais de 650 pessoas em consequência de uma overdose de drogas misturadas com fentanil. O fentanil é um opioide muito forte que está a ser misturado nas drogas como a heroína e a cocaína. Muitas pessoas que sofreram uma overdose não sabiam que as suas drogas tinham sido misturadas com fentanil.

É difícil dizer se as suas drogas foram misturadas com fentanil só por olhar para elas ou prová-las, o que quer dizer que pode correr o risco de sofrer uma overdose. Estas são algumas coisas que pode fazer, quando está a consumir drogas, que possam ser misturadas com fentanil.


Se consumir heroína ou outras drogas –
corre o risco de consumir uma droga que esteja misturada com fentanil.


Safe Fentanyl Portuguese


O que é que eu posso fazer?

  • Posso estar acompanhado, quando consumo drogas – Alguém tem de administrar-lhe naloxona, caso sofra uma overdose. Por isso, reveze-se quando consumir drogas, com alguém que possa ligar para o 911 e administrar-lhe naloxona, caso sofra uma overdose. Os primeiros socorristas terão mais naloxona para administrar em caso de overdose.

 

  • Posso usar fitas teste do fentanil– As fitas teste do fentanil são fáceis de utilizar, testam se as suas drogas foram misturadas com fentanil. Quando obtiver o seu resultado, pode tomar a decisão sobre o que fazer a seguir. Saiba mais sobre as fitas teste do fentanil.

 

  • Posso saber como reagir a uma overdose de opioides– Se pensar que alguém está a ser vítima de uma overdose, tem de agir rapidamente. Administre naloxona, ligue para o 911 e inicie a respiração artificial. A Lei do Bom Samaritano protegê-lo-á de ser preso, quando ligar para o 911. Pode saber mais sobre como reagir a uma overdose.

 

  • Posso obter naloxona e tê-la comigo, sempre que consumir drogas– As overdoses por fentanil são rápidas e tenho de agir rapidamente. A naloxona é a única medicação que pode travar uma overdose de opioides. Por vezes tem de administrar mais de uma dose de naloxona, para parar uma overdose de fentanil. Saiba mais, onde pode obter naloxona.